06 ABR 2021
Merendeiras participam de capacitação

Na última semana, funcionárias que integram as equipes de preparo e manejo da merenda escolar das duas escolas municipais participaram de uma capacitação, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Turuçu/RS, através do setor de alimentação escolar. O encontro debateu as práticas, protocolos e novas regras para o preparo dos cardápios, buscando melhorar ainda mais a nutrição alimentar dos alunos. O curso foi ministrado pela nutricionista da prefeitura e responsável pela alimentação escolar, Patrícia Machado da Silva Lange.

Com a suspensão das aulas presenciais, devido à pandemia do novo coronavírus, a confecção de marmitas para estudantes matriculados na rede municipal de ensino será retomada em breve. Além do cuidado com o preparo dos alimentos, as profissionais também atualizaram as normas de higiene e limpeza, como medida de contenção ao contágio do vírus. “Mesmo que as refeições não sejam mais de forma presencial, ou seja, no refeitório da escola, com a capacitação, nossas merendeiras estão aptas a preparar qualquer tipo de refeição – desde o preparo a embalagem -  com todos os cuidados necessários, de forma que não se tenha a contaminação pelo vírus”, explica a secretária municipal de educação, Doris Elisa Oliveira Leal Lubke.

As equipes da secretaria estão organizando a logística para a entrega das marmitas no ano letivo de 2021. Foi feito um levantamento junto aos pais e responsáveis para identificar quem quer receber as refeições diariamente. Mesmo que o repasse da verba do Governo Federal, destinada a alimentação escolar, seja instável, a prefeitura municipal se compromete a oferecer as marmitas a todos os alunos que dela necessitem para que haja um melhor aprendizado, mesmo com aulas remotas.