19 ABR 2021
Prefeito avalia cem primeiros dias de governo

Em seu terceiro mandato frente ao Executivo Municipal de Turuçu/RS, o prefeito Ivan Eduardo Scherdien se diz grato e honrado por ter recebido a confiança de mais de 60% dos eleitores do município. Segundo Scherdien, o resultado expressivo nas urnas representa a credibilidade e o reconhecimento do trabalho por ele realizado em seus mandatos anteriores – eleito em 2008 e reeleito em 2012. “O povo tem memória e lembra do trabalho que realizamos nas administrações anteriores”, diz. Tendo assumido o cargo há cem dias, Ivan fez uma avaliação do período:

“Quando chegamos, identificamos na Secretaria de Agricultura e Obras o sucateamento das máquinas que se encontram em situação precária pela falta de manutenção. Estamos inclusive organizando um leilão desses equipamentos e já recebemos, através de emenda parlamentar, uma nova retroescavadeira para melhor atender a população.

Já sabendo da principal necessidade de nosso município, que é o aumento na oferta de empregos, começamos desde o primeiro dia de mandato uma série de ações para incentivar a instalação de novas empresas aqui. Criamos, inclusive, uma Lei Municipal que contém um plano de medidas que incentivam a permanecia de empresas e instalação de novas indústrias no município.

Para aumentar a frota de veículos da Secretaria de Saúde, que hoje não é suficiente para atender a demanda do transporte de pacientes, cedi o carro oficial do gabinete do prefeito à saúde e ainda adquirimos mais uma Fiat Toro, que já está empenhada e deve chegar em breve. Ainda na saúde, identificamos uma única ambulância com UTI e ainda estragada, com o conserto custando mais de R$50 mil reais., sendo o município obrigado a contratar ambulância para a remoção de pacientes com COVID-19 em estado grave. Na farmácia municipal, encontramos remédios vencidos e muitos já vencendo em janeiro.

As obras de pavimentação que pegamos em andamento foram mal projetadas, o que causou um atraso de mais de 150 dias na entrega das obras, até o momento. A administração anterior, de fato, deixou dinheiro em caixa, mas praticamente toda a verba já estava comprometida com o pagamento de notas e obras inacabadas.

Como importante conquista já nos primeiros dias de nosso mandato, vamos receber também através de emenda parlamentar um novo ônibus escolar para dar mais qualidade ao transporte de nossos alunos, assim que as aulas presenciais forem retomadas. Com a pandemia do novo coronavírus, nosso esforço está concentrado basicamente em ações de combate e prevenção ao contágio do vírus, como a realização de grande número de testes na população, buscando sempre maior rapidez nos resultados das análises. Estamos também seguindo o cronograma de vacinação do Ministério da Saúde, e até mais adiantados que outros municípios, com muita organização e agilidade na logística da aplicação de doses. Tudo para que nossa população seja vacinada o mais rápido possível, na esperança de dias melhores para todos nós.”