Ir para o conteúdo

Prefeitura de Turuçu-RS
Vacinação COVID
Segurança, Eficácia, Potenciais Riscos e Benefícios da Vacinação

  Segurança, Eficácias, Potenciais Riscos e Benefícios  da Vacinação

    No atual contexto da pandemia, a vacinação se apresenta como a melhor opção para proteger as pessoas da COVID-19 e para, com o tempo, suspender as restrições impostas à sociedade para manter as pessoas seguras e saudáveis. Dessa forma, a conscientização da população sobre a segurança, eficácia, potenciais riscos e benefícios das vacinas se revela fundamental neste momento.
    A seguir, listamos os imunobiológicos aptos a serem aplicados e com maior potencial para produção, descrevendo suas características e necessidades de recursos.
   Todos os imunobiológicos apresentados exigem 2 doses para garantir a eficácia anunciada por cada fabricante. Da mesma forma, o intervalo mínimo entre as doses é definido pelo fabricante.  Com exceção da vacina da Johnson & Johnson (Janssen), que é administrada por meio de uma única dose.
    A distribuição das vacinas a serem encaminhadas para Turuçu será responsabilidade do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde/RS (SES) e da 3° Coordenadoria Regional de Saúde de Pelotas.

CoronaVac - Instituto Butantan (IB) / Sinovac (Vacina Adsorvida COVID-19 (inativada))

    É uma vacina contendo antígeno do vírus inativado SARS-CoV-2. Os estudos de soroconversão da vacina adsorvida covi-19 (inativada), demonstraram resultados superiores a 97% em participantes que tomaram as duas doses da vacina no intervalo de 28 dias.

AstraZeneca - Fiocruz (Vacina COVID-19 (recombinante))

    A vacina COVID-19 (recombinante) desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca/Universidade de Oxford em parceria com a Fiocruz é uma vacina contendo dose de 0,5ml contém 1 x 10 partículas virais (pv) do vetor adenovírus recombinante de Chimpanzé, deficiente para replicação. A eficácia desta vacina´de 82% e foi demonstrada em um esquema contendo 2 doses com intervalo de 12 semanas, prazo este antecipado para dez semanas pela CIB/RS 190/2021

Pfizer

    Trata-se de uma vacina de RNA mensageiro, composta por um segmento do RNA do vírus, capaz de codificar a produção da proteína antigênica (proteína Spike), encapsulado em nanopartículas lipídicas. Uma vez inoculadas, estas vacinas estimulam as células humanas a produzir a proteína Spike, que vão por sua vez estimular a resposta imune específica. É uma tecnologia totalmente nova e nunca antes utilizada ou licenciada em vacinas para uso em larga escala. A eficácia desta vacina é de 95% e foi demonstrada em um esquema contendo 2 doses com intervalo de 12 semanas, prazo este antecipado para dez semanas pela CIB/RS 190/2021.

Janssen (Vacina recombinante (adenovírus))

    Foi avaliada em indivíduos com 18 anos de idade ou mais e apresentou eficácia de 81,9% após dias de vacinação. O esquema de vacinação corresponde a dose única (DU), sem a necessidade de reforço.

Precauções e Contra-Indicações

   Não há evidências, até o momento, de qualquer preocupação de segurança na vacinação de indivíduos com história anterior de infecção ou com anticorpo detectável pelo SARS-CoV-2. É improvável que a vacinação de indivíduos infectados (em período de incubação) ou assintomáticos tenha um efeito prejudicial sobre a doença.

Precauções

- Doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se o adiamento da vacinação até a resolução do quadro.
- Pessoas com suspeita clínica de Covid-19 recomenda-se o adiamento da vacinação com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
- Pessoa com infecção confirmada, a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.
- Pessoas com sintomatologia prolongada não é contraindicação para o recebimento da vacina, entretanto, na presença de alguma evidência de piora clínica, deve ser considerado o adiamento da vacinação para se evitar a atribuição incorreta de qualquer mudança na condição subjacente da pessoa.

Contra-Indicações

- Pessoas menores de 18 anos de idade;
- Pessoas que apresentaram uma reação anafilática confirmada a uma dose anterior de uma vacina Covid-19;
- Pessoas que apresentaram uma reação anafilática confirmada a qualquer componente da(s) vacina(s).
 


 

Seta
Versão do Sistema: 3.2.7 - 04/10/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia