15 OUT 2019
Servidores Municipais participam de encontro sobre Programa Act
Ação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo proporcionou troca de experiências entre os profissionais

Na manhã da última segunda-feira (14), diretoras das escolas, coordenadores, orientadores, supervisores educacionais, assistentes sociais, psicólogos, profissionais da saúde, assistência social e educação participaram de um encontro de apresentação do Programa ACT para formar crianças em ambientes seguros, iniciativa que integra as ações do Pacto Pelotas Pela Paz. A palestra foi ministrada pela coordenadora do programa em Pelotas, Alicéia Ceciliano.

O ACT foi introduzido em Pelotas a partir do “Estudo Piá”, em julho de 2018, fruto da parceria entre a Prefeitura e o Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A pesquisa, sob responsabilidade do professor e doutor em Criminologia pela Universidade de Cambridge, Joseph Murray, consiste em monitorar a aplicação das práticas e avaliar seus resultados.

Durante nove semanas, o ACT utiliza-se de discussões e dinâmicas para elucidar maneiras de reagir de forma positiva às dificuldades emocionais e sentimentos aversivos das crianças. A ideia é preparar mães, pais e cuidadores para relacionarem-se de forma mais saudável com as crianças, construindo ambientes mais seguros e livres da violência. A iniciativa foi do secretário municipal de educação, cultura e turismo de Turuçu, José Francisco Conceição.