E se um aluno se engasga na hora da merenda e se sufoca. O que você faz? Essa foi à pergunta feita para os professores do sistema municipal de ensino em mais um encontro integrante do “Trabalho em rede”, instituído em 2017, pelas secretarias municipais de educação e saúde. As chamadas RAEs – Redes de Apoio as Escolas – que fomentam a execução do PSE – Programa Saúde na Escola.
Em setembro de 2017, o aluno Lucas Zamora se engasgou com um cachorro-quente, não recebeu os primeiros socorros e faleceu por asfixia mecânica. Preocupados com esse problema e com base na Lei 13.722, de 04 de outubro de 2018, que as secretarias municipais de educação e saúde focaram esse encontro no aprendizado sobre noções básicas em primeiros socorros.
Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de São Lourenço do Sul e da área de saúde de Turuçu estiveram realizando atividades teóricas e práticas com os professores, monitores e funcionários das escolas municipais, tanto de forma individual como em grupos. “Foi uma oportunidade bem boa, aprendemos bastante e podemos agora ter noção de como reagir.” Disse uma das professoras da escola Urbano Garcia.