A Prefeitura de Turuçu, nos meses de fevereiro e março tem mobilizado as equipes de saúde para a campanha de vacinação contra a febre amarela. Além da imunização preventivamente, o município tem como objetivo acompanhar o calendário da campanha nacional do Ministério da Saúde.
A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por meio da picada de mosquitos infectados, podendo afetar humanos e animais, como primatas. Há duas formas distintas: silvestre e urbana, sendo a última a mais grave em aspectos clínicos e de disseminação.
Os principais sintomas são febre, calafrios, dor de cabeça, dores no corpo, fadiga, náuseas e vômitos. As manifestações clínicas incluem insuficiência hepática e renal, podendo evoluir para óbito.
Em 2019, o Ministério da Saúde recomendou que quem reside ou viaja para as regiões sul e sudeste faça a vacina.
Turuçu, atendendo a recomendação do ministério e expandindo sua atenção, para além da saúde da família, leva através dos profissionais da saúde a vacina para os espaços públicos. A sede da Prefeitura, a Secretaria de Agricultura, e as escolas, foram locais onde adultos e crianças com autorização dos pais ou responsáveis, tomaram as vacinas.
A meta da Secretaria de Saúde é imunizar o máximo de pessoas, oferecendo segurança para os cidadãos assegurou a secretária de saúde Renata Rodrigues Coelho.