25 NOV 2021
Executivo busca engajamento na Consulta Popular
Na manhã desta quinta-feira (25), o prefeito de Turuçu, Ivan Eduardo Scherdien, se reuniu com equipes do Executivo Municipal, Emater e membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) para traçar estratégias e ampliar o engajamento dos turuçuenses na votação da Consulta Popular. A votação que elege os principais projetos regionais que receberão incentivo financeiro do Governo do RS, começou na última segunda-feira (22) e vai até a próxima terça-feira, dia 30/11.

Para que a população tenha informações sobre a Consulta Popular, as propostas e como funciona o processo de votação, equipes da prefeitura estão orientando as pessoas, nos principais locais públicos, como no CRAS, nas duas ESF’s e na Secretaria de Educação. É necessário que a pessoa tenha em mãos os números do CPF, título de eleitor, nome completo e data de nascimento.

O que é a Consulta Popular?
Instituída em 1998, pela Lei nº 11.179, a Consulta Popular permite que a população defina diretamente parte dos investimentos que constarão no orçamento do Estado. Este ano, serão R$30 milhões para as 28 regiões dos Coredes (Conselhos Regionais de Desenvolvimento).

Como votar?
A votação é através do aplicativo de celular chamado COLAB, disponível para download gratuitamente.

O que é necessário para votar?
Fazer um cadastro e ter em mãos o número do CPF, título de eleitor e data de nascimento. É possível votar em apenas uma das propostas.