21 OUT 2021
Mulheres recebem implantes contraceptivos
Em visita ao município de Turuçu/RS, na tarde da última quarta-feira (20), o deputado estadual e médico ginecologista, Dr. Thiago Duarte, fez a colocação de implantes subcutâneos, usados como método contraceptivo, em oito mulheres de Turuçu. Dr. Thiago explicou para as pacientes como funciona o método, esclareceu dúvidas e orientou profissionais da Secretaria Municipal de Saúde sobre como realizar o procedimento.

Os implantes já haviam sido entregues ao município em julho deste ano, ao prefeito de Turuçu, Ivan Eduardo Scherdie, e agora foram implantados nas mulheres que optaram pelo método, como forma de proporcionar o planejamento familiar e pela escolha livre e consciente de quantos filhos querem ter. "Somos muito gratos ao deputado que nos entregou  no total 16 implantes contraceptivos e se deslocou até o município, mais uma vez, para fazer a colocação do método em nossas mulheres e também passar as orientações aos nossos profissionais da saúde, para que eles possam dar sequência a este projeto de planejamento familiar aqui em Turuçu", destaca Scherdien.

A ONG Brasil Sem Grades doou os medicamentos às prefeituras de Turuçu,  Morro Redondo , Chuí, Capão do Leão, Santa Vitória do Palmar e Arroio do Padre.

Mulheres que tiverem interesse em utilizar o método podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde ou Assistência Social de Turuçu. O procedimento é simples, quase que indolor, feito no Pronto Atendimento, evita a gravidez por cerca de três anos e é gratuito.

Saiba mais sobre os implantes

O implante é um contraceptivo de longa duração colocado embaixo da pele da mulher. Após 10 dias ele estará 100% em funcionamento, ajudando a paciente a decidir quando e quantos filhos quer ter durante três anos, tempo da sua durabilidade, evitando assim, o perigo de esquecer de tomar o tradicional anticoncepcional diário ou a injeção mensal.

"Tem menos efeito colateral porque a dose de remédio na corrente sanguínea é menor . Após ser aplicado em baixo da pele o hormônio é liberado de forma lenta e natural ", destaca o deputado Dr Thiago Duarte e autor do PL 143/2019 que dispõe sobre o planejamento familiar no Rio Grande do Sul. "Esse contraceptivo de longa duração é uma progesterona com eficácia maior do que os demais métodos", comentou o parlamentar.

Efeitos colaterais
Como na injeção a paciente poderá sangrar um pouquinho todos os dias por seis meses.  É normal! De cada 10 , uma vai acontecer isso . Há padrões de menstruação: de cada 10 , seis ficam sem menstruar. Três delas menstruam periodicamente e uma acaba tendo sangramento por seis meses o que não diminui a eficácia do remédio.

Alterações do peso
 Não engorda.  3 % das mulheres terão aumento do apetite e 3% terão diminuição.

Contraindicação
As mulheres que não podem usar o implante subcutâneo são aquelas que fazem tratamento para tuberculose , aquelas que tomam medicação antiepiléptica  e mulheres que tiveram AVC,  infarto ou trombose.

BR 116 - Km 481
Turuçu / RS - 96148-000