Ir para o conteúdo

Prefeitura de Turuçu-RS
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
OUT
21
21 OUT 2021
Mulheres recebem implantes contraceptivos
enviar para um amigo
receba notícias
Em visita ao município de Turuçu/RS, na tarde da última quarta-feira (20), o deputado estadual e médico ginecologista, Dr. Thiago Duarte, fez a colocação de implantes subcutâneos, usados como método contraceptivo, em oito mulheres de Turuçu. Dr. Thiago explicou para as pacientes como funciona o método, esclareceu dúvidas e orientou profissionais da Secretaria Municipal de Saúde sobre como realizar o procedimento.
 
Os implantes já haviam sido entregues ao município em julho deste ano, ao prefeito de Turuçu, Ivan Eduardo Scherdie, e agora foram implantados nas mulheres que optaram pelo método, como forma de proporcionar o planejamento familiar e pela escolha livre e consciente de quantos filhos querem ter. "Somos muito gratos ao deputado que nos entregou  no total 16 implantes contraceptivos e se deslocou até o município, mais uma vez, para fazer a colocação do método em nossas mulheres e também passar as orientações aos nossos profissionais da saúde, para que eles possam dar sequência a este projeto de planejamento familiar aqui em Turuçu", destaca Scherdien.

A ONG Brasil Sem Grades doou os medicamentos às prefeituras de Turuçu,  Morro Redondo , Chuí, Capão do Leão, Santa Vitória do Palmar e Arroio do Padre.
 
Mulheres que tiverem interesse em utilizar o método podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde ou Assistência Social de Turuçu. O procedimento é simples, quase que indolor, feito no Pronto Atendimento, evita a gravidez por cerca de três anos e é gratuito.
 
Saiba mais sobre os implantes
 
O implante é um contraceptivo de longa duração colocado embaixo da pele da mulher. Após 10 dias ele estará 100% em funcionamento, ajudando a paciente a decidir quando e quantos filhos quer ter durante três anos, tempo da sua durabilidade, evitando assim, o perigo de esquecer de tomar o tradicional anticoncepcional diário ou a injeção mensal. 
 
"Tem menos efeito colateral porque a dose de remédio na corrente sanguínea é menor . Após ser aplicado em baixo da pele o hormônio é liberado de forma lenta e natural ", destaca o deputado Dr Thiago Duarte e autor do PL 143/2019 que dispõe sobre o planejamento familiar no Rio Grande do Sul. "Esse contraceptivo de longa duração é uma progesterona com eficácia maior do que os demais métodos", comentou o parlamentar. 
 
Efeitos colaterais
Como na injeção a paciente poderá sangrar um pouquinho todos os dias por seis meses.  É normal! De cada 10 , uma vai acontecer isso . Há padrões de menstruação: de cada 10 , seis ficam sem menstruar. Três delas menstruam periodicamente e uma acaba tendo sangramento por seis meses o que não diminui a eficácia do remédio.
 
Alterações do peso
 Não engorda.  3 % das mulheres terão aumento do apetite e 3% terão diminuição.
 
Contraindicação
As mulheres que não podem usar o implante subcutâneo são aquelas que fazem tratamento para tuberculose , aquelas que tomam medicação antiepiléptica  e mulheres que tiveram AVC,  infarto ou trombose.
 
Seta
Versão do Sistema: 3.2.9 - 07/12/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia