18 FEV 2021
Professores da FURG divulgam processo seletivo para curso de Educação do Campo

Na última sexta-feira (12), a Secretária Municipal de Educação, Dóris Lubke, juntamente do Diretor Educacional, Jardel Buck, receberam a visita dos professores do Campus FURG São Lourenço do Sul, Patrícia Lovatto (coordenadora do curso de Licenciatura em Educação do Campo) e Eduardo Vogelmann (diretor do Campus FURG São Lourenço do Sul).

Nesta conversa, que teve tom de aproximação, foi reafirmado o interesse de parcerias entre a instituição e o governo municipal, possibilitando assim levar mais oportunidades educacionais a toda comunidade e em especial aos jovens e adultos vinculados a agricultura familiar.

A equipe da FURG divulgou o processo seletivo para ingresso no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, ofertado no campus da FURG de São Lourenço do Sul, que está com inscrições abertas até 22/02/21. Este curso tem como público-alvo, além de educadores, as pessoas que possuem ligação com o campo, como agricultores familiares, pescadores, assentados de reforma agrária, quilombolas e indígenas.

Neste curso são ensinadas soluções de manejo de terras, águas e criação de animais, que busquem incentivar uma agricultura familiar sustentável, que zele pela biodiversidade, promovendo assim um aumento na renda local. O curso conta com professores de visão popular, que entendem a realidade do campo e da comunidade rural.

Para divulgação do processo seletivo, junto à comitiva da FURG, esteve presente a turuçuense formada no curso de Licenciatura em Educação do Campo, Patricia Tessmann. "O jovem não precisa mais sair do campo para se profissionalizar, com este curso o conhecimento adquirido traz novas oportunidades e melhorias para toda a comunidade rural", disse Patricia. Ela também elogiou o modelo pedagógico do curso. "Me formei no EJA e pensei que teria dificuldade ao entrar na universidade, mas os professores ensinam com muito cuidado e atenção, permitindo um aprendizado facilitado, isso acontece porque eles entendem a realidade e a vivência do produtor rural"

O curso de Licenciatura em Educação do Campo, que tem duração de 8 semestres, é baseado na pedagogia da alternância, onde o estudante articula a prática e teoria em tempos e espaços que se intercalam entre a universidade e comunidade, proporcionando assim uma formação sem desvincular o aluno do seu meio familiar e cultural. Ao final deste curso que possui ênfase em ciências da natureza e ciências agrárias, o profissional formado também pode atuar como professor de disciplinas relacionadas às ciências da natureza nas séries finais do ensino fundamental e nas ciências agrárias do ensino médio nas escolas do campo.

O processo seletivo oferece 30 vagas e é composto de uma prova de redação, além de três questões sobre ciências e matemática.
INSCRIÇÕES ABERTAS até o dia 22/02/21, clicando aqui.