07 OUT 2020
Turuçu tem ação de prevenção à dengue

Agentes de saúde e combate a endemias estão realizando mais um ciclo de visitação nas casas para ação de combate a proliferação da larva do mosquito transmissor da dengue e outra doenças, o Aedes Aegypti. A equipe tem a meta de visitar 33% das casas da Zona Urbana, o que corresponde a 325 residências. Até agora o município não registrou nenhum foco com a larva do mosquito este ano.

Nas visitas os agentes verificam se há locais com água parada que favorecem a proliferação da larva do mosquito e já realizam a limpeza. “Caso identificarmos a larva faremos a coleta e enviaremos ao laboratório. Se for a larva do Aedes, nesses casos, obrigatoriamente fazemos uma limpeza, em parceria com as secretarias municipais de saúde e agricultura, em um raio de 300 metros do foco encontrado”, explica o agente municipal de combate a endemias, Delmar Krüger.

A mobilização integra as ações do Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), programa do Ministério da Saúde. Este é o segundo ciclo do ano, sendo o primeiro tendo ocorrido em fevereiro e o terceiro ocorrerá em dezembro.

Turuçu / RS - 96148-000