10/07/2019 às 11:34:00
Turuçuense é destaque nacional

Miriã Thürmer Jardim, aluna do oitavo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dr. Urbano Garcia, está de parabéns, é orgulho para Turuçu e exemplo para todo o país. Com 14 anos, filha de Janete Ribeiro Thürmer Jardim e de Waltair Lindemann Jardim, é comumente conhecida pelas boas notas e o comportamento tímido, mas iniciada uma conversa, se demonstra simpatia de quem considera a simplicidade um valor importante da vida.

Em 2018, Miriã, assim como outros muitos estudantes do Brasil, realizou as provas objetivas da 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e se destacou como uma das poucas pessoas que conseguiram a colocação que recebe a premiação da medalha de ouro. Miriã recebeu, na última semana, das mãos do Ministro da Educação, Abraham Weintraub e do diretor do IMPA, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Marcelo Viana, a medalha de ouro que confere a premiação máxima a nível nacional, na cidade de Salvador, no estado da Bahia.

A Prefeitura de Turuçu, reconhecendo o empenho da jovem em conquistar pela segunda vez uma premiação na olimpíad, ofertou todo o aporte financeiro para que a mãe acompanhasse a menina, além das despesas da Miriã pagas pelo Governo Federal. Segundo a Prefeita Selmira Fehrenbach, essa é uma forma de incentivo para o crescimento e aprimoramento do saber, além de valorizar o desenvolvimento de cidadãos cada vez mais competentes. O secretário de educação, José Francisco Conceição, disse estar muito satisfeito pelo sucesso da aluna Turuçuense, “cumprimentamos ela, aos familiares e a escola e que sirva de motivação para todos, o destaque em nível nacional recebido por essa jovem. “Vida longa e sucesso para a Miriã e para o conhecimento da matemática!”É o que deseja o Poder Executivo Municipal de Turuçu.