01/07/2019 às 09:48:00
PIT e Programa de Educação Fiscal possibilitam aumento da arrecadação

A educação fiscal é um processo que se faz cada vez mais necessário, considerando o momento em que a sociedade está inserida. Pensando na importância de um programa que leve ao cidadão informação simplificada da origem e destino dos recursos públicos, visando a transparência de todas as ações do governo, é que o município criou o Programa de Educação Fiscal.

A partir das ações de educação fiscal realizadas no nosso município, Turuçu passou a fazer parte do Programa de Integração Tributária (PIT), da Secretaria da Fazenda do Estado, onde, através de cálculos de índices e pontos, se tem um aumento do valor que retorna para o poder público municipal. Desde 2017, Turuçu, através desses programas, teve um aumento de mais de 300% na arrecadação que retorna para a comunidade em investimentos em áreas prioritárias como saúde, educação e serviços.

Desde a criação do programa e a integração do PIT, os resultados do trabalho na área de educação fiscal são perceptíveis em palestras, oficinas, rodas de conversa, brincadeiras, incentivo de emissão de notas, combate a sonegação de impostos, censos do ICMS, premiações pela Nota Fiscal Gaúcha e outras atividades desenvolvidas pelo setor de tributação e fiscalização da Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças.