04 NOV 2021
Turuçu cria rede de apoio contra uso de drogas
A pandemia de COVID-19 agravou um dos problemas existentes em nossa sociedade que mais preocupa a saúde pública: o consumo de drogas entre os jovens. Além de aumentar o número de jovens que estão usando drogas lícitas e ilícitas, em Turuçu/RS, o consumo atinge usuários cada vez mais jovens, como por exemplo, crianças de oito e nove anos que já fazem uso de algum tipo de droga.

O assunto motivou a formação de uma rede de apoio que vai realizar um trabalho interdisciplinar entre Prefeitura Municipal de Turuçu/RS, através da equipe da Assistência Social, Estratégia e Saúde da Família e Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Tutelar, Brigada Militar e direção das escolas do município. A primeira reunião do grupo ocorreu na manhã da última quarta-feira (3), no CRAS Municipal.

“Recebemos frequentemente pedido de ajuda dos pais, da família desses jovens que estão consumindo drogas em diversos locais da cidade, fazendo aglomerações. A ideia é desenvolvermos ações para tirar esses jovens da ociosidade, o que acreditamos estar contribuindo para o aumento no consumo”, explica a enfermeira coordenadora de saúde, Diangela Sperotto Lamas.

Inicialmente, será feito um trabalho de conscientização com os jovens e suas famílias. Outras ações previstas são oportunizar cursos profissionalizantes, criar espaços de convivência de qualidade e incentivo a praticas esportivas.
“Não podemos ficar de braços cruzados frente a esse problema que cresce cada vez mais em nosso município e juntos, em uma rede, um trabalho conjunto entre diversos agentes públicos, vamos traçar estratégias para minimizar esses danos”, conclui o coordenador da assistência social de Turuçu, Joel Ortiz.

As reuniões deverão ser realizadas com frequência entre o grupo que prevê também palestras e rodas de conversa sobre temas que envolvam a família, os jovens e adolescentes.

BR 116 - Km 481
Turuçu / RS - 96148-000