03 JUN 2020
Festa do Morango e da Pimenta 2020 é cancelada

Devido a crise causa pela pandemia do novo coronavírus, em que se estabelece o isolamento social como medida de contenção ao vírus, a tradicional Festa do Morango e da Pimenta de Turuçu/RS não será realizada este ano. A festa que é a principal atração do município acontece todos os anos em outubro, mas a edição de 2020 já está cancelada.

Segundo a prefeita de Turuçu, Selmira Fehrenbach, neste momento a prioridade estão sendo os investimentos na área da saúde. “Para organizarmos a festa é necessário que façamos isto meses antes do evento. Contratar bandas, apresentações artísticas, visitar empresas em busca de apoio e patrocínio. Considerando o momento de crise que estamos passando devido à pandemia, pela qual as empresas também estão passando tendo que fechar as portas ou demitir funcionários, todos os municípios tendo decretado situação de calamidade pública, não há clima para a festa. Embora que isto seja prejudicial aos nossos produtores que deixarão de vender os seus produtos, às comunidades que organizam suas tendas de alimentação, mas infelizmente o momento é de cuidar e preservar vidas", comenta.

Além disso, para que fosse possível a realização da festa, a prefeitura já precisaria começar a preparar os processos licitatórios que podem levar até 90 dias. No caso de descumprimento de contratos com artistas e bandas, haveria também prejuízo aos cofres públicos. O orçamento da festa gira em torno de R$180 mil e, ainda segundo a prefeita, a busca por patrocinadores e apoiadores no cenário de crise atual seria inviável.