21 MAI 2020
Faltas nas consultas prejudicam atendimentos médicos

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Turuçu têm registrado um grande número de ausência nas consultas agendadas pelos moradores. O agendamento é feito sempre na última semana de cada mês e o paciente recebe no ato um comprovante da marcação da consulta. Com tudo, segundo um levantamento da secretaria, a cada dez pacientes agendados, dois não comparecem à consulta com a médica da Estratégia Saúde da Família (ESF), no Posto Central.

Com relação à realização de exames laboratoriais, a falta de comprometimento é ainda maior. Só no mês de abril, mais de 10% dos pacientes não compareceram ao laboratório, sendo que todos são avisados por telefone no dia próximo do agendamento e confirmam presença. “O não comparecimento tira a vez de outros pacientes que aguardam na fila de espera. Em um dia, tivemos 17 exames marcados e sete não compareceram”, comenta o superintendente de saúde Robinson Cafuman. Quem não comparece na data marcada de realização do exame, volta para o fim da fila de espera, deve marcar uma nova consulta e solicitar nova requisição de exame.

Caso o paciente não possa comparecer à consulta, deve comunicar à Secretaria pelo telefone (53) 3277-1333. A Secretaria Municipal de Saúde pede encarecidamente que as ausências nas consultar sejam comunicadas com antecedência para que, quem está na fila de espera e aguarda por atendimento, possa ser atendido.

Turuçu / RS - 96148-000