13 MAI 2020
Especialidades médicas são mantidas durante a pandemia

Mesmo durante o período da pandemia, em que os gastos na área da saúde aumentaram, devido aos investimentos nas medidas de contenção ao novo coronavírus, a Prefeitura Municipal de Turuçu/RS está mantendo a realização de exames e atendimentos nas especialidades, custeados pelo município. Os atendimentos são feitos com hora marcada para evitar aglomerações nas salas de espera. O empenho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde têm sido intenso para que a população receba toda a assistência em saúde, mesmo que a prioridade seja a preparação no enfrentamento a possíveis casos de Covid-19. Desde o início da pandemia, o município não registrou nenhum caso suspeito ou confirmado da doença.

“Temos aqui em Turuçu uma realidade muito diferente. Somos um dos poucos municípios pequenos a oferecer um Pronto Atendimento disponível, durante 24 horas.”, comenta a prefeita Selmira Fehrenbach. Além do PA, o município oferece atendimento nas especialidades de fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional. Também são disponibilizados à população exames de ultrassonografia, laboratoriais e eletrocardiograma. Nas especialidades médicas, os pacientes recebem atendimentos pediátrico, psiquiátrico e ginecológico. A farmácia municipal dispõe de todos os medicamentos da farmácia básica.

Arrecadação Menor

A prefeita informa ainda que, por causa da estiagem e da crise econômica causada pela pandemia, o Executivo Municipal teve um déficit na arrecadação. Selmira ressalta que a verba emergencial, vinda do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, se refere apenas à perda de receitas que os municípios deixaram de arrecadar em função da quebra das atividades econômicas nos últimos 50 dias. “É preciso que a população entenda que o valor que virá recompõe apenas parte das perdas que o município está sofrendo com a queda da arrecadação de tributos, por causa da pandemia e da estiagem. Vamos continuar enfrentando muitas dificuldades para manter os atendimentos e teremos que otimizar recursos”, explica.