03 ABR 2020
Executivo e legislativo de Turuçu se unem no enfrentamento ao Coronavírus

Buscando unir esforços para minimizar os impactos causados pela crise no enfrentamento à pandemia do Coronavírus, a prefeita municipal de Turuçu, Selmira Fehrenbach, acompanhada da secretária municipal de saúde, Renata Coelho, se reuniu com os vereadores em encontro realizado na Câmara Municipal, na tarde desta sexta-feira (3). Na ocasião, o executivo municipal explicou aos vereadores todas as medidas que já foram tomadas e que ainda serão executadas para minimizar os transtornos causados pelo Coronavírus. O Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus vem se reunindo diariamente e tomando medidas cabíveis, observando a cada momento atualizações e adequações quanto aos decretos estaduais, reavaliando escalas de pessoal no funcionalismo público em todos os setores da prefeitura, entre outras ações para frear o avanço da COVID-19 no município.

No encontro, executivo e legislativo debateram medidas que serão tomadas para que a população de Turuçu não fiquei desassistida nesse período difícil. A maior preocupação é com as pessoas que perderam o emprego ou não estão podendo trabalhar por causa das medidas de isolamento social adotadas na contenção ao avanço do Coronavírus.

O grupo lembrou que o momento é delicado, exigindo união do poder público e muita cautela com relação a possíveis investimentos de recursos públicos, visto que todos os esforços neste momento estão sendo feitos para garantir a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para o uso dos profissionais da saúde e àqueles que estão na linha de frente ao enfrentamento do Coronavírus. “Todos os nossos recursos neste momento estão sendo usados para equipar nossa estrutura de saúde municipal, como a compra de máscaras, aventais e oxigênio. A orientação do governo federal é de que todos estejam preparados para evitar o colapso no sistema de saúde”, destaca Renata.

“Nossa população está assistida através do CRAS. As famílias em vulnerabilidade social que são cadastradas seguem recebendo as sacolas com alimentos todo o mês. Através do decreto de calamidade, é possível distribuir a merenda escolar para a família dos alunos carentes, que também recebem o bolsa família e, nos próximos dias, devem receber a ajuda emergencial do governo federal no valor de R$600. Ninguém vai ficar desassistido”, comenta Selmira.

Na comunidade quilombola, 42 famílias vão receber itens de limpeza, higiene e alimentação que serão adquiridos de forma emergencial. Nos próximos dias será feito um levantamento das pessoas que perderam o emprego ou não estão podendo trabalhar por causa do Coronavírus. Essas pessoas devem receber auxílio como cestas básicas para garantir que não falte itens básicos para a sobrevivência de todos.

Ficou definido que o grupo irá se reunir semanalmente para avaliar as melhores ações a serem tomadas em conjunto para o enfrentamento da crise. Além da prefeita e da secretária municipal de saúde, participaram da reunião as vereadoras Vilma Mülling e Arlete Hartwig, os vereadores Marlon Prasdio, Uendel Carpes, Alexandre Borchhardt, Gilson Beilfuss, Lothar Holz, o presidente da câmara Vilson Fhurmann e o assessor jurídico Fabiano Raphael.