23 MAR 2020
Começa vacinação contra gripe H1N1 em Turuçu/RS
Nesta primeira fase, que começou hoje (23) e vai até dia 16 de abril, o público-alvo são idosos e trabalhadores da área da saúde

A manhã do primeiro dia de vacinação contra a gripe H1N1 registrou um bom público no Salão dos Idosos (CRAS), onde uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde está aplicando doses em idosos e profissionais da saúde que moram bem próximo ao local. Como medida preventiva ao novo coronavírus, foi determinado que as pessoas entrem uma de cada vez para receber a vacina.

Na área externa, estão sendo distribuídas senhas por ordem de chegada e foram colocadas cadeiras bem afastadas umas das outras, para evitar contato físico e aglomeração. Idosos que estão acamados não precisam ir, pois serão vacinados por outra equipe em suas casas.

'Drive thru' de vacinas

Quem for de carro até o CRAS não precisa descer, pois a vacina pode ser aplicada ali mesmo, mas é preciso que os veículos passem pela Rua Militão de Borba.

UBS São José

No posto de saúde da Colônia São José, a adesão à campanha também é grande. As pessoas aguardam ser vacinada na parte externa e, quem quiser, também é atendido diretamente nos carros. Idosos que não podem ir até o posto também serão vacinados em casa por uma equipe volante.

A Vacina

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Turuçu / RS - 96148-000