10 JAN 2020
Novos conselheiros tutelares tomam posse

A cerimônia de posse dos conselheiros tutelares gestão 2020-2024, ocorreu na manhã desta sexta-feira (10), no Salão do CRAS de Turuçu/RS. Eleitos em outubro do ano passado, cinco novos nomes assumem os cargos com a função de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. A solenidade foi conduzida pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDICA), Rosane Buchwitz, que fez o juramento e a leitura do termo de posse dos conselheiros tutelares.

Durante a cerimônia, a prefeita de Turuçu, Selmira Fehrenbach, destacou a importância e os desafios do trabalho dos conselheiros. “Muitas vezes nos deparamos com situações difíceis que nos causam tristeza e preocupação, porém é preciso agir com muita cautela e coerência sempre em defesa de nossas crianças e adolescentes”, comenta.

Além da prefeita e da presidente do CONDICA, participaram da mesa de autoridades o vice-prefeito Pedro Tuchtenhagen, a secretária municipal de saúde Renata Coelho, o presidente da câmara de vereadores Vilson Fuhrmann e o comandante da Brigada Militar de Turuçu, Sargento Krüger. Confira abaixo a lista dos titulares e suplentes empossados.

Conselheiros Eleitos:

- Elizete Born

- José Luis Chaves dos Santos

- Liliane Contreira

- Cláudia Fabiane Ribeiro

- Marilena Cristina Ramson

Conselheiros Suplentes:

- Dariana Perleberg

- Claudiomir Farias

- Lessandra Halfen

- Mariléia Costa

- Iná Tereza Borwaldt

O Conselho tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão municipal e formado quando os membros são eleitos pela própria comunidade para um período de três anos. Nesse tempo, eles devem atender crianças e adolescentes, além de prestar aconselhamento aos pais e responsáveis. Desse modo, o trabalho acontece, principalmente, a partir de denúncias. Então, é importante que o Conselho seja avisado sempre que existir algum sinal de que menores estão em condições de risco ou abuso. Isso acontece, principalmente, em casos de violência emocional ou física. Em Turuçu/RS, as denúncias podem ser feitas pelo telefone (53) 99104-4386.