02 DEZ 2019 - 14h10
Foto pequena 2
Foto pequena 3
Foto pequena 4

Nos dias 27 e 28 de novembro, um seleto grupo de entusiastas do turismo deu início ao Plano de Turismo de Turuçu. Com a palestra “Inovação e Criatividade no Turismo”, a consultora Ivane Fávero sensibilizou os participantes ao apresentar uma nova perspectiva do setor, usando cases de sucesso em cidades semelhantes a Turuçu, com riquezas ainda pouco exploradas no âmbito do turismo rural. “Turuçu está desenvolvendo uma maturidade na organização do turismo e o objetivo aqui é construirmos um plano de forma integrada e participativa com a comunidade”, comenta.

O secretário municipal de educação, cultura, turismo e lazer, José Francisco Conceição, ressaltou o fato de que através do turismo os municípios tem a oportunidade de ampliar a sua arrecadação. “É fundamental que os moradores tenham a percepção de que é possível sim investir em turismo e ter um ótimo retorno”, expõe.

De muletas, devido a recuperação de uma cirurgia no pé, a prefeita Selmira Fehrenbach foi até o auditório da Escola Municipal Dr. Urbano Garcia para prestigiar o evento. “Temos aqui dez agroindústrias que já estão engajadas no projeto de fomento ao turismo em nosso município”, acrescenta.

No segundo dia de encontro, os participantes realizaram oito horas de oficinas nas quais desenvolveram análise, plano de ação e identidade das potencialidades turísticas do município. O Plano Municipal de Turismo de Turuçu está sendo elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e, depois de formatado, deverá virar lei. Participaram da construção do Plano o vereador de Turuçu Marlon Prasdio, a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Giane Heller, a gerente regional-sul do Sebrae, Jussara Argud e a chefe do escritório municipal da Emater, Alessandra Storck.