17 OUT 2019
Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo acontece neste sábado em Turuçu/RS
Doses serão disponibilizadas das 9h às 12h e das 13h às 17h, no salão do CRAS

O Dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo acontece no próximo sábado, dia 19, em todo o país. Em Turuçu/RS, as doses serão disponibilizadas no salão do CRAS, das 9h às 12h e das 13h às 17h. A Secretaria Municipal de Saúde alerta que, para receber a imunização é necessário apresentar o Cartão do SUS e a Carteirinha de Vacinação (se tiver).

O calendário de vacinação prevê que as crianças tomem a primeira dose da vacina Tríplice Viral (protege contra sarampo, rubéola e caxumba) com um ano de idade e a segunda e última dose, com um ano e três meses. No entanto, o Ministério da Saúde recomenda que crianças entre 6 e 11 meses tomem a “dose zero” da vacina e depois sigam o esquema de vacinação normalmente.

No sábado, assim como ao longo do mês de outubro, também está sendo realizada a multivacinação em Turuçu. A iniciativa consiste na atualização de carteirinhas para crianças, adultos e idosos, com foco principal no sarampo.

Saiba mais sobre o sarampo:

Sarampo é uma doença viral altamente contagiosa. Os sintomas iniciais geralmente incluem febre, muitas vezes superior a 40°C, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados. Dois ou três dias depois do início dos sintomas formam-se no interior da boca pequenos pontos brancos, denominados sinais de Koplik. Entre três a cinco dias depois do início dos sintomas aparece uma mancha vermelha e plana que geralmente tem início na face e daí se espalha para o resto do corpo. Os sintomas começam-se a manifestar entre dez e doze dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias. Em cerca de 30% dos casos ocorrem complicações, as quais podem incluir, entre outras, diarréia, cegueira, inflamação do cérebro e pneumonia. A rubéola e a roséola, apesar de causarem sintomas semelhantes aos do sarampo, são causadas por vírus diferentes e apresentam características distintas.

O sarampo transmite-se facilmente por via aérea através da tosse e espirros de uma pessoa infetada. Pode também ser transmitida através do contacto com a saliva ou secreções nasais. Nove em cada dez pessoas que não estão imunizadas e partilham um espaço com uma pessoa infetada contraem a doença. As pessoas infetadas podem infetar outras pessoas desde quatro dias antes até quatro dias depois do aparecimento da mancha vermelha. As pessoas geralmente só contraem a doença uma única vez na vida. A confirmação do vírus em casos suspeitos através de exames é importante para a saúde pública.