17 SET 2019 - 16h19
Turuçu promove VII Torneio de Xadrez Escolar
Foto Noticia Principal
Campeonato reuniu jogadores de oito escolas de Pelotas e Turuçu

Incentivar a prática do xadrez no ambiente escolar é um dos pilares da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Turuçu. Isso porque o jogo têm sido um ótimo aliado dos professores no auxílio ao aprendizado, apresentando melhora na concentração, memória e disciplina dos alunos. Foi buscando incentivar os estudantes à prática da modalidade que o município promoveu a sétima edição do Torneio de Xadrez Escolar de Turuçu, na última terça-feira (17). A competição reuniu 65 participantes, entre 6 e 18 anos de idade, disputando o campeonato em quatro categorias – pré-mirim, mirim, infantil e juvenil. O evento foi no auditório da Escola Municipal Dr. Urbano Garcia.

Nos últimos dois anos, o município investiu em equipamentos e infraestrutura para os alunos terem a oportunidade de se aproximar do xadrez como ferramenta no auxílio ao aprendizado em sala de aula. “A sala de aula não pode se limitar no que é transmitido dentro de quatro paredes e sim na vivência e na inserção dos estudantes em um contexto social, até para que o aluno tenha mais interesse no ambiente escolar. Quanto mais envolvimento em atividades extracurriculares os alunos tiverem, melhor.”, comentou José Francisco Conceição, Secretário Municipal de Educação, Cultura e Turismo.

O VII Torneio de Xadrez de Turuçu contou com o apoio de Augustin Jardel Ribeiro, vice-presidente de Xadrez Escolar da Federação Gaúcha de Xadrez.