03/06/2019 às 16:30:00
Locação de espaços na festa está aberta

Em Abril de 2001, consolidando a cultura da pimenta no município, realizou-se a 1ª Fepimenta – Festa da Pimenta – e em outubro daquele mesmo ano a 1ª Oktoberfemorango. Nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2013 aconteceu a primeira edição da Festa do Morango e da Pimenta, reunindo no mesmo evento a 12ª Fepimenta e a 12ª Oktoberfemorango.

Em 2019, o evento ganha ares em todo o Estado do Rio Grande do Sul e para apresentar as atrações do evento à toda região, a rainha Sandy Dallmann e as princesas Jennifer Tavares Ramos e Elisângela Milech estão visitando muitos municípios, convidando as comunidades para prestigiarem a Festa e saborearem as muitas delícias que estarão à dispor. A pimenta poderá ser encontrada seca, em temperos, molhos, conservas e licores, além de biscoitos e geleias que recebem um toque de mestre da especiaria de Turuçu. Já o morango é a base para tortas, bolos e muitas sobremesas, além dos disputados bombons e espetinhos. E o público poderá adquirir os produtos também in natura. Unificados especialmente para a festa, serão o morango e a pimenta elementos de lembrança do município para todos os visitantes.

O município de Turuçu virou pioneiro na inovação do plantio do morango e da pimenta. Tornou-se, devido a grande quantidade produzida, a Capital Nacional da Pimenta Vermelha. Novas formas de produção e manuseio, além de novos sabores, consagraram o município como Terra do Morango e da Pimenta.

A 7ª edição da Festa, que integra as 18ª Fepimenta e a 18ª Oktoberfemorango, acontece nos dias 26 e 27 de outubro de 2019 e a comercialização de espaços já está sendo feita. Os interessados podem procurar a Secretaria de Cultura de Turuçu pelo telefone (53)3277-1244 ou acessar o site turucu.rs.gov.br/locacao-de-espacos