29/03/2019 às 08:42:00
 MORANGO, PREPARO E COLHEITA

No período em que se prepara a terra para o cultivo do morango, também acontece a preparação para o baile no próximo dia 27 de abril, que acontecerá no ginásio de esportes, onde será eleita a corte da Festa do Morango e da Pimenta para 2019.

Nesse mesmo período preparando a safra da fruta, a Associação dos Produtores de Morango em parceria com a Secretaria de Agricultura reuniu no Salão Gehling Eventos, associados, produtores, técnicos da prefeitura e interessados para reunião de planejamento da safra.

Os agricultores assistiram palestra com Gustavo Gossler, representante da empresa de mudas chilenas e argentinas Maxxi Mudas. O palestrante falou sobre os detalhes de cada cultivar, resistência e fragilidade, formas de manejo e problemas que podem ocorrer no cultivo das variedades mais plantadas atualmente, que são, basicamente, Camino Real, Benícia e San Andreas, cuja planta é geralmente cultivada de forma semi-hidropônica em bancadas e nas chamadas estufas.

A novidade é o cultivo da variedade Fronteira, com mudas que possuem maior resistência ao fungo de solo e mantém um calibre de fruto estável durante todo o período de produção.

Um dos principais problemas relatados pelos produtores foi à presença de fungos no solo, inviabilizando ou danificando a produção. Como solução o palestrante apresentou alguns produtos já testados que, se aliados a técnicas de manejo adequadas, geram resultados positivos.

As mudas, encomendadas em fevereiro, devem chegar em maio e a Prefeitura ofertará aos produtores um subsídio de 30% sobre o valor total e ainda a carência de um ano para o pagamento.

A engenheira agrônoma Sabrina Rehbein Gomes, da secretaria de agricultura, acompanhada dos técnicos da Emater, oferecerá instruções técnicas sobre o plantio, desenvolvimento e produção das mudas.

“Se os produtores plantarem mais cedo, anteciparão a colheita, garantindo melhor preço da fruta no mercado e possivelmente conseguirão prolongar o período de safra.” Conclui Sabrina.