22/02/2019 às 08:19:00
ESTRADAS

No mês de janeiro o  Vice-Prefeito, Pedro Tuchtenhagen, acompanhado do secretário de agricultura, obras, urbanismo, trânsito e saneamento, Roni Alberto Hartwig e do diretor de infraestrutura, Silvino Ramm, visitaram diversos locais em busca de possíveis áreas para a retirada de material inerte, que será utilizado na manutenção das estradas.

As cascalheiras, como são chamadas, são depósitos de compostos sedimentares de cascalho - fragmento de rocha de diâmetro variável podendo ser um conjunto de pedras toscas de pequena dimensão usadas no empedramento de obras, ou pedras miúdas e redondas utilizadas na ornamentação de jardins.

No entanto o cascalho como é chamado é utilizado como elemento de compactação colocado no leito das estradas rurais. Conhecido também como burgalhau, calhau ou seixo é, na verdade, um ótimo material para a manutenção de estradas de terra que exigem consistência e impermeabilidade com relação às águas das chuvas.

A equipe visitou cascalheiras em Turuçu e região, analisando  minuciosamente as condições para o fornecimento, uma vez que, o local deve ter produto com qualidade, estar com as licenças ambientais em vigência e outras condições para ajustar contrato de fornecimento com a prefeitura.

Segundo o Vice-Prefeito a prefeitura acertou o fornecimento de cascalho e as primeiras cargas já foram retiradas.  O Secretário Roni Hartwig e o diretor Silvino Ramm  afirmam que preparando as estradas no período de verão, além de permitir o escoamento da safra, teremos boas chances de que as mesmas permaneçam em boas condições por mais tempo antes das chuvas de inverno que sempre exigem manutenção.