07/12/2018 às 08:57:00
Nota Fiscal Eletrônica: Tecnologia a serviço do trabalho

Na manhã da quarta-feira (05), no salão dos idosos, CRAS – Centro de Referência de Assistência Social em Turuçu aconteceu a palestra-treinamento para implantação e utilização da nota fiscal eletrônica.

Na oportunidade foi apresentado aos empresários prestadores de serviços as rotinas técnicas e administrativas para a emissão de notas fiscais eletrônicas através do sistema Fly e-nota.

A palestra, que contou com a presença da Prefeita Selmira Fehrenbach, teve como Palestrante o técnico da empresa Delta Gestão Pública, Michael Souza, e grande parte de empresários, empreendedores e contadores que atuam nas empresas do município participaram do evento.

O sistema Fly e-nota é um sistema disponibilizado pela Prefeitura, através da empresa Betha Sistemas, para a emissão de notas fiscais eletrônicas por empresas que atuam no município, recolhendo tributos para Turuçu.

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica torna-se obrigatória amparada por legislação federal, em Turuçu foi implementada através da Lei Nº 1.320 de 20 de junho de 2018.

Segundo o disposto no Código Tributário Municipal, a adesão ao sistema eletrônico por parte daqueles que emitem notas fiscais de serviços deve ser feita obrigatoriamente até 31 de dezembro do corrente ano.

A partir dessa data o setor de tributos não fará a liberação de documento para emissão de talões de notas e “alerta aos prestadores de serviços que os talões de notas fiscais em vigor com emissão manual perdem a validade a partir de 01 de janeiro de 2019”.

O cumprimento de legislação federal e a adesão a nota fiscal de serviços eletrônica traz benefícios e transparência além de organizar contabilmente as relações entre setor público e privado, explica o chefe do Setor de Tributação e Fiscalização da Prefeitura, Ismael Franz Dallmann.