06/12/2018 às 16:53:00
A ESCOLA COMO DIFUSOR DE INFORMAÇÕES

No mês de novembro a Escola Caldas Júnior foi protagonista de um espaço de discussão sobre saúde. No inicio do mês foi realizada a palestra sobre prevenção e doenças causadas pelo manuseio indevido dos produtos químicos aplicados na lavoura de fumo, na última semana a abordagem foi sobre Toxoplasmose.

As palestrantes Neila Vieira e Marta Aita, técnicas da Secretaria Estadual da Agricultura Pecuária e Irrigação (SEAPI), com base em pelotas, realizaram palestra aos alunos do 6º ao 9º ano sobre Toxoplasmose e outras zoonoses.

As zoonoses são enfermidades naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem, representando uma ameaça à saúde pública e ao bem estar da população. Apesar do progresso com medidas de controle e da cobertura através dos serviços de saúde, essas doenças continuam registrando altas taxas de ocorrência nas zonas urbanas e rurais em diversos municípios.

A toxoplasmose ou “doença do gato” como popularmente é chamada é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma Gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos.

A palestra é uma ação continuada feita pelo departamento de educação sanitária da  Secretaria Estadual da Agricultura Pecuária e Irrigação que através da regional Pelotas estabeleceu parceria com a  Secretaria de Educação de Turuçu, via direção da Escola Caldas Júnior.

Abordar conteúdos que dialoguem com a realidade diária dos nossos alunos desperta o interesse dos mesmos. Assim em ato contínuo os alunos comentam com os pais e toda a comunidade acaba compartilhando a informação e se beneficiando, afirma Vera Lúcia Schulz, diretora da escola.