03/12/2018 às 16:51:00
JUNTOS PELA EDUCAÇÃO

A educação como pauta permanente. Esse foi o propósito do Encontro da Coordenação Regional da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação do Rio Grande do Sul (UNCME-RS) na última sexta-feira em Turuçu.

Estiveram presentes, representantes de São Lourenço do Sul, Capão do Leão, Santa Vitória do Palmar, Canguçu, Pelotas, Rio Grande e Pinheiro Machado. O encontro foi mediado pelas coordenadoras regionais da UNCME-RS que são conselheiras de educação de Rio Grande e Pelotas, na oportunidade foram discutidas ações a serem implementadas pelos conselhos.

A Prefeita de Turuçu, Selmira Fehrenbach, fez a abertura do evento manifestando-se sobre a importância do encontro onde o debate, sobre situações decorrentes da atividade educacional, torna-se mais uma ferramenta para a solução dos problemas.

O secretário de educação do município, José Francisco Conceição, fez o uso da palavra e lembrou a importância das parcerias entre os conselhos municipais e as secretarias de educação.

Assuntos como a promoção da paz, a cultura de convivência, os planos de educação, os regimentos e a construção e revisão dos currículos foram as principais pautas.

O evento contou ainda com palestra da Coordenadora do Núcleo Especial da Secretaria de Educação de Pelotas Elisangela Macedo, que falou sobre educação especial e ressaltou a importância de se entender a diferença entre educação especial e Educação inclusiva.

Encerrando a programação, a convite da Presidente do Conselho Municipal de Educação de Turuçu, Vanderleia Hartwig, os representantes dos municípios visitaram a Cervejaria Brasserie 35 e a Casa da Pimenta, onde conheceram alguns produtos oriundos da produção agroindustrial do município. .