30/11/2018 às 13:23:00
O OLHAR DO PROFESSOR

O quão importante é o olhar do professor quando lançado sobre o aluno como ser humano na sua plenitude. Esta foi á ação do Professor Rafael da Rosa Carvalho que ministra a disciplina de Educação Física na Escola Caldas Junior na área rural do município de Turtuçu.

Em uma das suas aulas com as turmas do período da manhã, o professor Rafael percebeu em alguns alunos o olhar distante, notou que a motivação já não era a mesma do início do ano letivo, dentre outras percepções. O olhar do professor foi o ponto de partida para o convite feito ao colega professor e psicólogo Luiz Fernando Lopes Moreira para uma palestra com os alunos.

Convite aceito, na última semana com o Tema Depressão na Adolescência, o psicólogo foi conversar com os alunos, entre olhares curiosos e perguntas características da idade muitas dúvidas foram esclarecidas e a mudança de comportamento nas aulas posteriores ao encontro já foi percebida.

O psicólogo Fernando com é chamado carinhosamente pelos alunos relata que foi muito importante o olhar do professor Rafael, sobretudo porque após a palestra alguns alunos demonstraram interesse na continuidade da conversa individualmente.

Muitas vezes estamos passando por situações ou estresses que reduzem nossa motivação para as atividades cotidianas, por isso a importância de identificar tais situações e, uma das pessoas habilitadas a isso é o professor, este convive diariamente com o aluno, afirma Luiz Fernando enaltecendo a atitude  e a percepção do colega que atende o principal objetivo, o aluno.