28/11/2018 às 13:45:00
O ESPORTE COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO

Premiados e reconhecendo a importância da dedicação, os alunos da rede municipal de ensino de Turuçu comemoraram as conquistas no Campeonato Gaúcho de Xadrez Escolar, realizado na escola Mario Quintana, em Pelotas.

O Campeonato que é chancelado pela Federação Gaúcha de Xadrez contou com a presença do presidente da entidade senhor AI Cesar Viegas, participaram aproximadamente 20 municípios, somando mais de 100 enxadristas.

Turuçu participou com competidores das escolas Caldas Júnior e Urbano Garcia. As equipes receberam premiações nas categorias infantil, mirim e juvenil, além de troféu pelo bom desempenho geral para a escola Caldas Júnior.

Segundo a Prefeita Selmira Fehrenbach, os resultados são as respostas ao empenho dos professores Cristian de Oliveira Adersson - que coordena aulas de xadrez na escola Caldas Júnior - e Luiz Fernando Moreira - que desenvolve a prática em turmas de 3º ao 5º ano da escola Urbano Garcia.

Marilaine Duarte, vice-diretora da Escola Caldas Júnior  afirma que o trabalho com o xadrez traz bons resultados também na sala de aula, os alunos se concentram muito e passam a promover reflexões.

O Secretário de Educação José Francisco Conceição afirma que unidos é mais fácil de construirmos  resultados positivos, por isso é preocupação da secretaria proporcionar espaços ao ar livre com ladrilhos para a prática do xadrez na escola, oferecer o transporte das equipes e professores, garantindo a participação  dos alunos nos campeonatos da região.

.

“As aulas de xadrez são muito boas, me ajudam a entender melhor o conteúdo de história.” relata Karolaine, uma das meninas premiadas no Campeonato.

Nesta edição do campeonato ficaram entre nas primeiras posições do campeonato:

Da escola Caldas Júnior: Leandro Rijo, Letícia Sievert e Karolaine Stigger dos Santos. A escola recebeu troféu como entidade campeã com maior número de pontos na categoria infantil.

Da escola Urbano Garcia: Adrian Ruan Cruz da Silva, Pedro Quevedo Rusch Ericksen, Pierre Hartwig Soares e Nicole Pinheiroi Rodrigues.

O município de Turuçu recebeu um total de 8 premiações.