19/11/2018 às 17:01:00
O SABER DA SEMENTE AO ALIMENTO

Na Escola Dr. Urbano Garcia, área central de Turuçu, uma professora desenvolveu um projeto de ensino com alunos do 4º ano do ensino fundamental, que trabalha várias competências, dentre elas a tolerância, o tempo de espera pelos ciclos da  natureza e outras afins.

O projeto propõe aos alunos a construção de uma horta, proporcionando momentos em que os mesmos possam conhecer diversas sementes, lidar com a terra, apropriarem-se do conhecimento sobre a forma de cultivo de hortaliças, temperos e ou plantas medicinais e, aliado a tudo isso, oferece a possibilidade de vivenciar o processo de colheita, preparo e consumo de alimentos frescos sem agrotóxico.

O trabalho foi idealizado pela professora Clair Duarte e teve, na última semana, a conclusão do projeto que é realizado de acordo com os ciclos de produção durante o ano. Alunos dos turnos da manhã e tarde, foram levados à horta, nos respectivos turnos e lá realizaram a colheita.

A professora explicou detalhadamente como é feita a colheita e a importância do consumo de produtos sem agrotóxicos. Após fazerem a colheita, os alunos foram levados para a cozinha do auditório e lá aprenderam a lavar e preparar todos os alimentos colhidos. A recompensa é fazer o próprio sanduiche natural, conhecendo todo o processo da terra a mesa.

O projeto tem o apoio do executivo de forma integrada com as secretarias para oferecer o suporte necessário às atividades desenvolvidas nas escolas e tem como objetivo, formar cidadãos com mais consciência sobre a terra e o quanto ela é capaz de produzir e oferecer em diversidade de alimentos saudáveis beneficiando a saúde humana.