09/11/2018 às 15:44:00
A TERRA COMO PROJETO SOCIAL

Foi lançado em Turuçu o “Projeto Horta Social”, localizada em área junto a Casa da Pimenta, a Horta Social é mais um projeto da atual gestão que integra as secretarias municipais, a comunidade e também instituições cooperativas.

O projeto da Horta Social será realizado pela Secretaria de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social através do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, pela Secretaria de Agricultura, Obras, Urbanismo, Trânsito e Saneamento em conjunto com todas as pessoas que desejarem participar e estejam cadastradas  participando de algum projeto do CRAS.

O projeto tem por finalidade promover a segurança alimentar por meio do estímulo à produção e consumo de hortaliças sem uso de agrotóxicos, a diminuição do custo com alimentação no orçamento familiar e utilizar a produção agrícola como ferramenta pedagógica e terapêutica, além de resgatar a cultura rural no espaço urbano, aproveitando o conhecimento dos participantes.

Para a implementação da horta a prefeitura além do apoio técnico, vai disponibilizar todos os insumos para o preparo do solo e plantio.

A prefeita Selmira Fehrenbach, participou do lançamento do projeto, manifestando que na condição de produtora rural, a Horta Social é a realização de um desejo que há muito tempo ela perseguia, pois utilizar o trabalho na terra como processo terapêutico garantindo alimentação saudável e reduzindo a despesa com alimentação,  trará vários benefícios para todos os que participarem, isto significa atividade, saúde e renda, afirmou a prefeita.