02/08/2018 às 14:08:00
ARTE FAZENDO ARTE

O CRAS, Centro de Referência em Assistência Social de Turuçu, realiza mensalmente encontros com diversos grupos sociais compostos por mulheres, crianças, idosos, sobretudo pessoas em situação de vulnerabilidade social para promover a integração, a sensação de pertencimento e o desenvolvimento de cada indivíduo.

Na última terça-feira, 17 de julho, um grupo de mulheres participou, pela manhã, da roda de tricô e à tarde da segunda aula da oficina flor de meia. São projetos que integram pessoas através de trabalhos manuais utilizando a filosofia, a arte e a música como ferramenta.

A roda de tricô de terça-feira teve como tema a poesia de Cora Coralina que foi apresentada e estimulou o grupo estimulou a realizar os trabalhos.

A poesia:

¨Pedacinhos coloridos de cada vida que passa pela minha e que vou costurando na alma.

Nem sempre bonitos, nem sempre felizes, mas me acrescentam e me fazem ser quem eu sou.

Em cada encontro, em cada contato, vou ficando maior….

Em cada retalho, uma vida, uma lição, um carinho, uma saudade…que me tornam mais pessoa, mais humana, mais completa.

E penso que é assim mesmo que a vida se faz de pedaços de outras gentes que vão se tomando parte da gente também.

E a melhor parte é que nunca estaremos prontos, finalizados…haverá sempre um retalho novo para adicionar à alma.

Portanto, obrigada a cada um de vocês, que fazem parte da minha vida e que me permitem engrandecer minha história com os retalhos deixados em mim.

Que eu também possa deixar pedacinhos de mim pelos caminhos e que eles possam ser parte das suas histórias.

E que assim, de retalho em retalho, possamos nos tornar, um dia, um imenso bordado de ´nós’. ”

Cora Coralina foi uma poetisa e contista brasileira