21 MAI 2021
Renascer trará mais qualidade de vida aos turuçuenses
Projeto prevê melhorias em espaços públicos, como iluminação de LED, rede Wiffi gratuita e arborização

Com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida aos turuçuenses, o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, lança o “Projeto Renascer”. A iniciativa prevê uma série de ações de melhorias e criação de novos espaços de convivência para que a população possa desfrutar dos locais públicos, com mais conforto, segurança e bem-estar.

O primeiro local a ser revitalizado será a Praça Leopoldo Dummer. Equipes da prefeitura vão trabalhar em mudanças, como a troca de mobiliário e novo projeto de arborização. Árvores com risco de queda serão removidas. A praça terá também uma pista de skate, placo para eventos e espaço de cultura. Será instalado um letreiro com os dizeres “EU AMO TURUÇU”. No local, turistas e visitantes terão a oportunidade de fotografar e guardar o registro como recordação da Capital Nacional da Pimenta Vermelha.

Não só a Leopoldo Dummer, como as outras praças do município irão receber novos espaços de lazer, praça infantil, academias ao ar livre e iluminação de LED. Segundo o prefeito de Turuçu, Ivan Scherdien, o momento de pandemia da COVID-19 agravou a saúde física e mental da população, já que estamos vivendo momentos difíceis e de muita incerteza. “Através de uma avaliação, identificamos muitas praças e locais públicos depredados e em péssimas condições. Percebemos que esses espaços, se bem estruturados e que ofereçam qualidade no lazer e na prática de atividade física, afetam diretamente na melhoria do bem-estar e qualidade de vida das pessoas que já há mais de um ano sofrem as consequências trazidas pela pandemia”, explica.

Próximas ações

Serão implantadas praças novas nas localidades do Bairro Arroio Grande, Breno Stark e Vila Anderson, a qual vai contar também com quadra de futebol de areia, com cercamento e iluminação noturna. A Praça Lia Diaz Kutscher vai receber uma nova área de lazer, iluminação de LED e nova pracinha infantil, além da academia ao ar livre que já existe.

Na Localidade do Silvio Soares, a praça que já conta com academia ao ar livre, terá nova praça infantil e quadra esportiva. No Loteamento Neldo Ramm, a praça vai receber nova arborização e quadra de esportes. A Praça da Vila Fetter, Localidade da Rua das Figueiras e Secretaria de Agricultura, também vão passar por revitalização.